segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como cuidar de seu jardim + Que plantas eu planto?





Hi! Hoje vim fazer uma post de como cuidar de seu jardim! Espero que curtam! Bom hoje já é o segundo dia. Bom lembra que eu disse que eram sete dias? Pois não é. São sete dias, mas com o dia da viajem  são oito. E agora as dicas!
Read >>




Preparação do solo

O sucesso de um jardim de flores também depende da sua preparação prévia, ou seja, para evitar ervas daninhas e outros intrusos no seu futuro jardim, o solo deve ser cuidadosamente limpo de todo o tipo de ervas, raízes e lixo. A terra deve ser bem remexida para, de seguida, incorporar-se um bom adubo no solo. Depois do adubo ser bem incorporado na terra, esta deve ser alisada por completo e regada. Para facilitar a plantação das flores, pode aproveitar o solo liso para “desenhar”, com recurso a um pau, o layout do seu jardim, ou seja, a forma como quer dispor as diferentes flores. Saiba, por exemplo, que as plantas mais altas devem ser colocadas na parte de trás do jardim, as médias ao meio e as mais pequenas ou rastejantes, na parte da frente do jardim. Delimitar o jardim com pedras ou outros objetos não torna apenas o jardim mais apelativo e bonito, como previne que a terra do seu jardim escorra sempre que chover. Para além disso, criar uma borda para o jardim também evita que este seja “atacado” por ervas daninhas que possam vir de outras zonas do terreno.





Localização e luz

Antes de plantar um jardim de flores é preciso analisar a sua localização: para principiantes, sugere-se um local plano e com muita exposição solar (no mínimo, meio dia de sol). Em termos de solo, é importante verificar o pH da terra (enquanto algumas flores requerem um solo ácido, outras preferem solo alcalino, mas existem flores que subsistem bem em ambos os tipos de solo); que tipo de nutrientes possui e qual o seu nível de humidade – conhecer as características da terra com a qual vai trabalhar vai facilitar a escolha de flores que são apropriadas para o terreno em questão. Se for a sua primeira experiência em matéria de jardinagem, comece por plantar uma pequena área (cerca de 1m20cm por 3 metros) que é fácil de manter inicialmente e que pode ser aumentada no caso de assim desejar. Certifique-se também que o seu jardim esteja próximo de um ponto de água acessível, para tornar a rega mais prática.


Que vegetais plantar ao longo do ano:
Janeiro – alface, agrião, aipo, couve, rabanete, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, chicória, espinafre, batata-doce, salsa e coentro
Fevereiro – rabanete e alface.
Março -  cenoura, almeirão, salsa, alho, alface, chicória, espinafre, salsão, couve-flor, brócolis e repolho.
Abril – agrião, almeirão, beterraba, nabo, salsa, alho, rúcula, chicória, salsão, chicória, salsão, couve-flor, brócolis e repolho e espinafre.
Maio - rabanete, cenoura, almeirão, nabo, beterraba, rúcula, salsa, chicória, salsão, espinafre, couve-flor, brócolis, e repolho de inverno.
Junho – almeirão, cenoura, nabo, beterraba, rúcula, alho, chicória, agrião, couve-flor, brócolis e repolho de inverno.
Julho -  almeirão, rúcula, alho, alface, rabanete, chicória, beterraba.
Agosto -  jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate
Setembro -  alface, rabanete, cenoura, couve-flor, brócolis, jiló, berinjela, pimenta, pimentão, tomate, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, salsa e coentro.
Outubro – cenoura, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, tomate, berinjela, jiló, abobrinha, feijão de vagem, pepino, maxixe, mandioquinha, salsa, batata-doce, coentro.
Novembro – alface, rabanete, cenoura, brócolis, repolho, couve-flor, batata-doce, coentro.
Dezembro – abobrinha, feijão de vagem, pepino, cenoura e repolho.



E essas são as dicas!

Kisses,
Ju














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não coloque ofenças ou palavrões!
"Seguindo segue de volta?" Claro!
Se tiver vagas, sim. ( para fazer afiliação, vá na página Afiliados )

Obrigada,
Ju